Método de Emagrecimento 5S

Área Restrita

Por que chá faz bem?

Por que chá faz bem?

Texto por: Mayara Azeredo

O hábito de tomar chás é muito saudável, seja quente ou frio, pela manhã, no fim da tarde ou até mesmo a noite antes de dormir. O chá é uma das bebidas mais indicadas para proporcionar vantagens para a saúde física e mental. Após o longo dia de trabalho, os diversos tipos de chás podem lhe trazer um relaxamento e oferecer variados nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Seja pelos benefícios das ervas, pelo aroma ou pela temperatura da bebida, é inegável que uma xícara de chá sempre traz sensação de conforto e bem-estar. Portanto, que tal fazer desse momento do seu dia um ritual? Qualquer hora do dia ou até mesmo numa pausa do trabalho, torne a hora do chá especial: prepare-o com calma e beba devagar, apreciando o sabor e o perfume dos ingredientes escolhidos.

Atualmente, esta é uma das bebidas mais consumidas do mundo, logo depois da água, e os seus benefícios para a saúde são muitos. Por ano, são produzidas mais de 5 milhões de toneladas de chá em todo o mundo. Os tipos básicos de chá, produzidos sobretudo na China, Índia e Ceilão, são provenientes da mesma espécie (camellia sinensis). Distinguem-se entre si pelos processos de secagem e de oxidação (escurecimento das folhas devido à quebra de clorofila), o que determina uma ampla gama de sabores e aromas.

Os chás apresentam agradável aroma e sabor, porém, foi devido às suas propriedades medicinais que se espalhou pelas diversas culturas. Eles apresentam alguns compostos biologicamente ativos (flavonóides, catequinas, polifenóis, alcalóides, vitaminas, sais minerais, etc.)  que atuam de forma benéfica em algumas doenças como as cardiopatias,  infecções virais e diabetes tipo I.

Feitos à base de ingredientes naturais, como plantas, ervas e flores comestíveis, essas bebidas são fontes de agentes antioxidantes poderosos. Ela tem atraído muito a atenção nos últimos anos, pois esta ação antioxidante, tem sido relacionada à proteção do organismo contra os radicais livres gerados in vivo, que estão envolvidos na instalação de várias doenças degenerativas, como câncer, arteriosclerose, artrite reumática, desordens cardiovasculares entre outros. Sempre associados à paz, equilíbrio e relaxamento mental, o consumo regular dessas iguarias também é ótima alternativa para manter o organismo ativo e a pleno vapor. Mas, dentre os inúmeros tipos, versões, sabores e combinações dessa bebida, quais são os seus principais benefícios para o bom funcionamento do nosso corpo?

Graças aos seus poderosos antioxidantes, o chá traz inúmeras vantagens para a saúde física e mental. São eles:

- Melhora os níveis de concentração

- Aumenta os níveis de energia

- Estimula o bem-estar geral

- Purifica o organismo, auxiliando na eliminação de toxinas;

- Pode ser utilizado como prevenção e tratamento de aterosclerose (a formação de placas nocivas nas paredes das artérias e que pode levar à obstrução completa)

- Prevenção da diabetes

- Diminui o risco de doenças cardiovasculares

- Previne contra o cancro (inibe o desenvolvimento de células cancerígenas, impede o fornecimento de sangue ao tumor e incentiva a autodestruição das próprias células cancerígenas)

- Contribui para a diminuição dos níveis de “colesterol ruim” (LDL – lipoproteína de baixa densidade)

- Melhora o metabolismo límpido

- Efeito anti-bacteriano

- Combate a retenção de líquidos   

- Melhora no sistema imunológico

REFERÊNCIAS:

  • ASOLINI, F.C. et al. Atividade antioxidante e antibacteriana dos compostos fenólicos dos extratos de plantas usadas como chás. Brazilian Journal of Food Technology, v.9, n.3, p.209-15, 2006.

  • LIMA, J. D. et al. Chá: aspectos relacionados à qualidade e perspectivas. Ciência Rural, v.39, n.4, p.1258-66, 2009.

  • MATSUBARA, S.; RODRIGUEZ-AMAYA, D. B. Teores de catequinas e teaflavinas em chás comercializados no Brasil. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 26, n. 2, p. 401-407, 2006.